3 dicas de como lidar com clientes inadimplentes

Atualmente o Brasil possui uma enorme taxa de inadimplentes, segundo os dados do Serasa de julho de 2018, o número chegou a 61,3 milhões e isso mostra que 40,3% da população adulta está em atraso com os débitos. Com essa situação, muitos empresários e empreendedores acabam não sabendo como lidar com esse público.

Pensamentos como “não sei cobrar” ou “o que mais eu posso fazer para receber esse dinheiro”, se tornam comuns! Por isso, elencamos neste post 4 dicas que vão ajudar o credor a lidar com clientes devedores.


1) Não tenha medo de cobrar

É possível que o cliente tenha esquecido ou se confundido com a data e o atraso seja proposital! Muitas vezes, quem não cobra, não recebe, portanto, é necessário fazer a cobrança. Não tenha medo de entrar em contato com o cliente.

2) Saiba negociar

Elabore estratégias de negociação, como por exemplo: parcelamento ou desconto especial. Isso pode aumentar a chance de realizar a quitação do débito. Com isso, tenha em mãos o histórico da dívida para poder negociar! Lembre-se ainda que a sua missão é receber o máximo possível dentro do menor prazo.

Não deixe de escutar o cliente, ele pode trazer alguma alternativa de negociação que solucione o problema.


3) Entre em contato antes do vencimento do débito

Você pode evitar a inadimplência! E uma maneira eficiente é lembrar o cliente da conta. Isso pode ser feito por meio de uma mensagem automática enviada quando o prazo final de pagamento se aproxima.