4 dicas para não cair em golpes de sites de compras

Com o 13º salário na conta, muitas pessoas optam por aproveitar o dinheiro extra para fazer as compras de Natal. Diante da acessibilidade a tantas lojas online, diversas pessoas preferem realizar as compras via internet, o que consequentemente também atrai os cibercriminosos. Portanto, cuidado, spams com links maliciosos ocultos por promoções e lojas virtuais falsas são apenas alguns dos golpes comuns nessa época.

Por isso, elaboramos algumas dicas para te ajudar a comprar com segurança.


1) DADOS PESSOAIS

Cuidado com os e-mails que solicitem informações de cartão crédito ou que direcionem para outros sites a fim de verificar informações pessoais. Nossa dica é: nunca responda e forneça seus dados. Além disso, cuidado com os links disponibilizados no e-mail informando promoções muito absurdas, com valores bem abaixo dos praticados no mercado, eles podem remeter à uma loja online falsa, para roubo de dados bancários e/ou instalação de software malicioso no computador.

2) PESQUISE SOBRE A LOJA

Primeiramente verifique se o site possui certificado digital e oferece conexão segura. Você também pode buscar informações na própria internet ou com amigos sobre a reputação da loja online. Saber como foi a experiência de outros consumidores é muito importante para realizar uma compra segura.

Além disso, consulte o CNPJ da loja no site da Ágil Consulta, ele te informa se o consultado possui (ou não) cheques sem fundos, pendências financeiras no comércio (Pefin), Pendências Financeiras em Bancos (Refin), protestos em cartório a nível nacional, ações judiciais e participação em falência. Confira aqui: https://bit.ly/2K21FBZ

O site: www.reclameaqui.com.br te dá uma base sobre a loja que pretende comprar. Ele é um site de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços.

Na internet também é possível encontrar listas de sites que não são aconselháveis para compra. Quando a empresa também possui loja física, procure descobrir o endereço, telefone fixo e consulta de CNPJ.

3) SALVE TODAS AS PÁGINAS DA COMPRA

Prevenir sempre é uma boa alternativa! Para fazer uma aquisição segura, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) orienta salvar as telas das etapas da compra e guardar e-mails de confirmação e de prazo de entrega enviados pelo site. Em caso de problemas, você terá provas de cada etapa da transação. Para fazer a cópia da tela basta apertar a tecla “Print-screen” do seu teclado e copiar no programa Paint.

 

4) SE FOR POSSÍVEL PAGUE À VISTA

É aconselhável sempre comprar à vista! Caso não seja possível programe-se para pagar o valor total da fatura e tenha certeza de que as parcelas caberão no seu bolso. Caso contrário, não compre.

Leave a Reply