5 dicas para evitar fraudes no CPF

Entrar na lista de devedores é algo que todo mundo evita. Porém, mesmo que você esteja em dia com as suas finanças, essa situação pode piorar. Segundo os dados mais recentes divulgados em 2016 pela Serasa Experian, foram cerca de 1,6 milhões de fraudes aplicados na população. Por isso, é necessário estar atento as ações mais comuns dos estelionatários para não passar por transtornos inesperados na sua vida.

Abaixo, confira alguns cuidados necessários para evitar essas situações:

1. Mantenha seus documentos por perto

Durante compras, preste atenção ao passar seus documentos para outras pessoas. Sempre fique ligado e não deixe que o atendente vá para outro local com seus pertences.

2. Atenção ao descartar cartões e documentos

Nunca jogue documentos inteiros no lixo. Lembre-se sempre de rasgar ou picotar as faturas e cartões para que os números não fiquem visíveis e possam ser utilizados contra você.

3. Cuidado com interações online

Ao fazer testes que precisam de acesso ao seu perfil ou compras online você pode ser direcionado para sites ou plataformas especializadas em fraudes. Por isso, utilize apenas espaços confiáveis para suas transações. Saiba mais.

4. Não forneça dados a estranhos

Às vezes recebemos ligações telefônicas ou e-mails que solicitam informações pessoais.  Desconfie desses contatos e evite realizar confirmações pelo telefone, pois do outro lado pode ter pessoas querendo captar seus dados para utilizar de formas ilícitas.

5. Monitore seu CPF regularmente

Uma das formas mais fácil de descobrir se você foi clonado é entrar periodicamente em plataformas como a Ágil Consulta para checar a sua situação. Por meio desses serviços, é possível confirmar de forma rápida, prática e segura se existe alguma pendência que não foi feita por você. Clique aqui e descubra como monitorar seu CPF.

Leave a Reply