O fantasma do “nome sujo”

Quando você deixa de pagar uma conta, seu nome pode ser negativado

 

Um dos grandes temores da vida adulta é ter o nome sujo, mas o que exatamente é isso? Ter o nome sujo ou negativado significa que uma pessoa não realizou o pagamento de alguma conta e seu CPF foi registrado em instituições de proteção ao crédito, como Serasa Experian ou SPC.

A inclusão nos cadastros de maus pagadores é feita pela empresa que ainda não recebeu. Normalmente, é feita uma tentativa de negociação. O credor estipula um prazo para o pagamento da dívida e, caso o cliente continue inadimplente, é feita a negativação.

O que acontece quando se está negativado?

As instituições de proteção ao crédito disponibilizam a lista de maus pagadores para bancos, lojas e empresas. Negativado, o indivíduo pode ter dificuldades ao pedir empréstimos e financiamentos, solicitar cartão de crédito e até pagamento a prazo. Além disso, bancos podem cancelar cheque especial e talão de cheque.

O nome sujo também afeta a pontuação do Serasa Score, uma espécie de currículo financeiro desenvolvido pela Serasa Experian (já falamos dele por aqui). O Score serve como referência para a probabilidade de alguém arcar com seus compromissos financeiros.

Estou com nome sujo, e agora?

Para limpar o nome, é preciso quitar os débitos ou negociar o pagamento. A partir do momento em que a dívida é paga ou que o devedor negocia o pagamento com a empresa credora, ela deve solicitar a remoção no CPF do cliente da lista de negativados.

Para saber se seu nome está sujo, você pode fazer a auto consulta de CPF da Ágil Consulta, distribuidor autorizado da Serasa Experian. Além de conferir se seus dados estão no cadastro de inadimplentes, o serviço também monitora se você foi vítima de fraude de identidade, se há empresas abertas em seu nome, se há ações judiciais te envolvendo e quais empresas te consultaram.

Leave a Reply