O boleto venceu. E agora?

Uma ótima notícia: os bancos estão mudando as regras para que as contas atrasadas possam ser pagas em agências, correspondentes, internet banking ou caixas eletrônicos de qualquer banco. Assim, juros e encargos serão calculados automaticamente, sem a necessidade de emitir um novo boleto. Tudo isso para facilitar a vida do consumidor que passa por esse tipo de situação.

Desde o dia 27 de outubro de 2018 todos os boletos, a partir de R$ 0,01 centavo, pode ser pago em qualquer agencia bancária. E a partir do dia 10 de novembro de 2018 todos os boletos de cartão de crédito, doação, entre outros, também poderá ser pago em qualquer banco.


Terei que calcular o valor da multa?

Não. O sistema vai calcular o valor da multa e os juros automaticamente, na hora em que o cliente for fazer o pagamento.

O comprovante de pagamento vai mudar?

Sim. O comprovante trará todos os detalhes do boleto (juros, multa e desconto), as informações do beneficiário e do pagador.


E se o boleto for pago duas vezes?

O novo sistema não vai aceitar mais de um pagamento para o mesmo boleto.


COMBATE A FRUDES

Apenas no ano passado, o golpe do boleto falso enviado por e-mail somou R$ 383 milhões, segundo a Febraban, Federação Brasileira dos Bancos. Com isso, os novos boletos estão passando a ter mais dados, como CPF ou o CNPJ do emissor e do pagador, visando prevenir fraudes.

 

Leave a Reply