O novo cadastro positivo

O cadastro positivo, como o nome já diz, é o contrário de cadastro negativo (SPC e Serasa). O cadastro reúne informações de bons pagadores e não serve apenas para que bancos e lojas vejam se o cliente paga suas dívidas, mas além disso permite saber se o consumidor está sempre com as contas quitadas na data prevista, podendo gerar até linhas de créditos maiores, o que permite ajusta o risco de crédito concedido de maneira personalizada para aquele grupo de pessoas. Além de pagar suas contas sempre o cliente paga sempre em dia, pois pode-se facilitar

Em 2019 o cadastro positivo teve uma grande mudança: agora todos os consumidores serão colocados imediatamente no programa. O projeto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro entrou em vigor no dia 9 de julho e de acordo com estimativas o número de beneficiados saltará de 13 milhões para 130 milhões de brasileiros.

Antes desse decreto o consumidor tinha que ir atrás da inscrição, pois funcionava diferente de órgãos de cadastro negativo, que colocam o nome imediatamente em seu banco de dados. Além disso o sistema de pontos do cadastro positivo é mais importante para a liberação de crédito, indo de 1 a 1000, onde 1 é “menos confiável” e quanto mais alto o número melhor registro de crédito.

Os consumidores que não quiserem teu seu nome adicionado no cadastro podem solicitar às instituições financeiras para retirar seu histórico de pagamento do banco de dados, um direito assegurado.

Leave a Reply