O que acontece com a dívida de uma pessoa que falece?

O momento de luto com a morte de alguém que gostamos é sempre difícil, porém existem pendências que precisam ser resolvidas. Uma das maiores dúvidas é acerca das dívidas que o (a) falecido (a) deixa.

É importante dizer que os parentes não serão responsáveis pelo pagamento desses valores, porém podem não receber a herança, mas não terão que mover seu próprio patrimônio para quitar as dívidas. Vale ressaltar que antes de qualquer distribuição dos bens às pessoas que estão no testamento eles serão utilizados para o pagamento das dívidas abertas antes do falecimento.

Há casos em que o espólio (conjunto de bens que formam o patrimônio, como dinheiro, bens e imóveis) de quem faleceu não é suficiente para pagar as dívidas, se tornando assim prejuízo para o credor. Em nenhum caso há transferência de dívidas para as pessoas que estão no testamento.

Existem alguns procedimentos que suavizam as dívidas, como o cancelamento imediato de cartões de crédito, onde os juros são mais altos e podem se transformar em uma grande bola de neve. Se a empresa que teve prejuízo não cessar as cobran

Leave a Reply