O que é cheque sem fundo?

Entenda o significado e as consequências

A expressão é bastante comum, e também bastante negativa. Mas o que realmente significa “cheque sem fundo”? Primeiro, é preciso entender o que é cheque: é uma ordem de pagamento à vista (ou a prazo, quando pré-datado), emitida por alguém a um banco para que este pague um determinado valor a uma terceira pessoa. Para emitir um cheque, é necessário ter conta no banco em questão e o valor a ser pago é descontado da conta de quem emite o cheque.

Chamamos de cheque sem fundo é quando o emitente não tem saldo suficiente para cobrir o valor declarado. Esse procedimento pode ser considerado estelionato pelo código penal.


O que acontece se eu passar um cheque sem fundo?

Se um cheque seu for apresentado ao banco duas vezes sem saldo em conta para quitá-lo, seu nome vai para o Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo (CCF). A partir da inclusão no cadastro, o banco é proibido de te conceder novos talões de cheque e pode até encerrar sua conta. Além disso, outros bancos podem se recusar a te aceitar como cliente.

Assim como acontece quando seus dados são incluídos em serviços de proteção ao crédito, seu nome fica sujo e você pode ter dificuldade em conseguir empréstimos, financiamentos, compras a prazo, cartões de crédito, entre outros.


Para saber se seu nome foi incluído no CCF, faça uma auto consulta com a Ágil Consulta, distribuidor autorizado da Serasa Experian.