Qual é a diferença entre SPC e Serasa?

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Serasa são órgãos de restrição ao crédito e têm a finalidade de produzir um banco de dados para orientar empresas, lojas e bancos a tomarem decisões sobre a concessão de crédito e apoio ao negócio.

O que muitos não sabem é que o modo e a forma com que são organizadas são diferentes. Por exemplo, o SPC é financiado pelas associações comerciais Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) e, portanto, as associações de comerciantes de cada estado que gerem o banco de nomes e dados de consumidores inadimplentes.

A Serasa, por sua vez é uma sociedade anônima brasileira fundada em 1968 com o objetivo de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios. Atualmente o nome da marca é Serasa Experian, pois pertence ao grupo irlandês Experian.

Os dois grupos são os mais conhecidos e mais utilizados para consulta de proteção ao crédito, porém existem outras empresas que realizam o mesmo serviço, como a SPCP, fundada em 2010 e atua somente em São Paulo.

Leave a Reply