Serasa Score: o que é e como funciona

A pontuação indica quem tem mais ou menos probabilidade de pagar suas contas

O Serasa Score é um sistema de pontuação feito a partir de hábitos de pagamento e relacionamento com o mercado de crédito. A contagem vai de zero a mil, e quanto maior o Score, maior a probabilidade de que a pessoa vai honrar seus compromissos financeiros.

Bancos e empresas que trabalham com crédito costumam consultar o score de clientes, usando como referência para saber quais consumidores são confiáveis. É como um currículo financeiro que dá mais segurança em negociações.

Se você for fazer um financiamento, empréstimo, pedir cartão de crédito ou até mesmo parcelar uma compra, é provável que seu Score seja levado em conta na aprovação ou não do seu pedido.

Os dados são coletados pelo CPF. É através desse documento que a Serasa acompanha as movimentações financeiras dos indivíduos.

 

Como o Serasa Score é calculado

São vários fatores que aumentam os pontos: pagar as contas em dia, ter o nome limpo, um histórico de dívidas negativadas e manter os dados cadastrais atualizados junto à Serasa e outras instituições.

Seu histórico financeiro também é considerado na soma do Score. Quem não tem conta bancária, contas como água, luz ou telefone em seu nome ou que não movimenta muito seu dinheiro pode ter uma pontuação baixa. Nesse caso, pela falta de informações financeiras ligadas ao CPF.

Saber seus pontos e como são usados te dá maior controle sobre sua vida econômica. Você pode consultar seu Score Serasa gratuitamente. É bom saber também que outras instituições de proteção ao crédito têm pontuações próprias que podem ser usadas pelas empresas.

Leave a Reply