Vantagens de colocar o CPF na nota fiscal

Já se tornou habitual aquela pergunta no caixa do estabelecimento comercial “deseja colocar CPF na nota?”. A estratégia criada pelas Secretarias da Fazenda dos governos estaduais tem como objetivo diminuir a sonegação e aumentar a arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).  

Mas e você, tem o costume de inserir?

Se existe alguma desconfiança, fique tranquilo, o programa não possui troca de dados com a Receita Federal, e o objetivo não é rastrear o seu CPF ou suas compras. Exercendo essa cidadania você ganha alguns benefícios, confira abaixo:

Atenção: Os benefícios concedidos aos consumidores que colocam CPF na nota variam de estado para estado. Procure se informar quais são os da sua localidade por meio das secretarias estaduais da fazenda.

 

1. RESGATE

Essa é considerada a melhor vantagem entre os consumidores! Ao informar o CPF na nota ele recebe os créditos acumulados de acordo com o valor proporcional da compra, que pode variar de 20% a 30%, conforme o estado.

Com isso, o consumidor resgata os créditos e por meio de uma transferência bancária, basta informar os dados da conta corrente ou poupança.


2. DESCONTOS

Os estados de Manaus, Rio de Janeiro e Salvador concedem abatimento no IPTU do ano seguinte. Já no Alagoas, Paraná, São Paulo e Rondônia fazem isso no IPVA. Em outros é possível conseguir descontos em livros.


3. PRÊMIOS

Mensalmente acontecem sorteios no site da nota fiscal do seu estado, que variam de 10 reais a 1 milhão de reais. Além disso, em algumas localidades há sorteios de ingressos para shows, jogos de futebol etc., feitos pela loteria federal.



Leave a Reply